Uma funcionária de uma creche em Espanha foi condenada a quatro anos de prisão depois de imagens de uma câmara de vídeo terem denunciado os maus-tratos que a mulher praticava sobre as crianças.

As imagens chocantes mostram a funcionária a cobrir completamente uma criança com um cobertor para obrigá-la a adormecer, enquanto fala com outra colega que se mostra indiferente à situação. Noutro momento do vídeo, a mulher ajoelha-se sobre outra criança para a obrigar a comer.

Os abusos ocorreram numa creche em Gironella. Foram os colegas da funcionária, que suspeitavam dos maus-tratos, que instalaram a câmara de segurança para apanhar a mulher em flagrante.

Os comportamentos em causa aconteceram em novembro de 2011, mas o vídeo só agora foi divulgado pela agência de notícias catalã, depois de conhecida a sentença do tribunal.

A mulher foi condenada esta semana pelo Tribunal de Manresa, Barcelona, a quatro anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 90 mil euros. Uma quantia que será dividida pelas famílias das duas crianças vítimas de maus-tratos.

A colega com quem a funcionária é vista a conversar enquanto enrola uma criança num cobertor foi condenada a 11 meses de pena suspensa.