A polícia espanhola anunciou a detenção hoje de 24 pessoas em Espanha, Itália e Alemanha, no quadro de uma operação contra a Camorra, máfia italiana, por tráfico de droga e lavagem de dinheiro em vários países europeus, entre os quais Portugal.

Houve 14 detidos em Espanha, oito em Itália e dois na Alemanha”, indicou um porta-voz da Guardia Cívil citado pela agência AFP.

Segundo esta força de segurança, a rede mafiosa dedicava-se à lavagem de dinheiro obtido no tráfico de drogas através de uma rede de empresas situadas em Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal.

De acordo com o jornal espanhol El País, os detidos são acusados de branquear o dinheiro sujo através de negócios de hotelaria e aluguer e compra.

Em Espanha, a operação centrou-se na cidade cfatalã de Barcelona. Durante a investigação, a Guardia Civil apreendeu 520 quilos de cocaína e 450 quilos de haxixe e marihuana.

O mandado da Audiência Nacional espanhola ordenou o arresto de bens dos que foram detidos em Espanha, que terão um valor da ordem dos cinco milhões de euros.