logotipo tvi24

Partidos criticam «frivolidade» do rei Juan Carlos

Caçada de elefantes no Botswana resultou na fratura da anca do monarca

Por: tvi24 / PO    |   2012-04-14 16:40

Partidos da oposição espanhola criticaram este sábado a viagem privada do Rei Juan Carlos ao Botswana, considerando-a exemplo de «frivolidade» e «falta de ética» na atual situação de crise económica que se vive em Espanha, escreve a agência Lusa.

O rei Juan Carlos de Espanha foi operado neste sábado de madrugada em Madrid a uma fratura na anca direita, depois de uma queda durante uma viagem privada ao Botswana, informou a Casa Real, em comunicado.

O coordenador geral da Esquerda Unida, Cayo Lara, considerou que com a sua viagem privada ao Botswana, o chefe de Estado e a Casa Real demonstraram «falta de ética».

Questionado pelos jornalistas à margem de uma iniciativa de comemoração do 81.º aniversário da II República, Lara adiantou que «não se pode dizer que os milhares de jovens desempregados tirem o sono ao chefe de Estado que continua a ir para um país africano matar elefantes».

Também o deputado Gaspar Llamazares, do mesmo partido, condenou a atitude do monarca.

«Andar por aí a caçar elefantes não é uma boa mensagem para passar em tempos de crise, nem tão pouco uma boa mensagem ecológica», disse.

O senador Iñaki Anasagasti do Partido Nacionalista Basco considerou que o acidente do rei ao Botswana mostra o «anacrónico de uma instituição opaca e perdulária» que vai «frivolamente de viagem» num contexto de crise e cortes financeiros.

Num artigo publicado no seu blog, o senador nacionalista quer saber o gasto real das viagens pessoais do monarca e porque que é que o Governo está «empenhado em montar uma Marca Espanha com este disparatado Burbón, chacota mundial».

Anasagasti questionou ainda porque é com «os seus achaques e situação familiar» não aproveita a comemoração do Dia da República para «abdicar de uma vez».

Com o rei hospitalizado, o príncipe Felipe assumirá os compromissos do monarca.

Partilhar
EM BAIXO: Letizia, Felipe e Juan Carlos - Abertura da X Legislatura no Parlamento Espanhol em Madrid Foto: Reuters
Letizia, Felipe e Juan Carlos - Abertura da X Legislatura no Parlamento Espanhol em Madrid Foto: Reuters

O Papa resolveu almoçar com os funcionários
Nem Francisco resiste a umas batatas fritas. Veja as fotos
Gaza: deixem passar os feridos
O apelo da Organização Mundial de Saúde para que se crie um corredor humanitário para deixar passar os feridos do conflito israelo-palestiniano que já provocou 800 mortes em menos de um mês
Voo AH5017: France2 divulga primeiras imagens dos destroços
Curto vídeo mostra aquilo que parecem ser pedaços do aparelho que se desintegrou por completo
EM MANCHETE
Portuguesa confessou que era procurada pela Interpol
Telma Garcia acusou amante que também está preso por suspeitas de envolvimento no crime ocorrida na Suíça
Notícia TVI: BES poderá recorrer à ajuda do Estado
Novos cortes nos salários aprovados na especialidade