logotipo tvi24

Partidos criticam «frivolidade» do rei Juan Carlos

Caçada de elefantes no Botswana resultou na fratura da anca do monarca

Por: tvi24 / PO    |   2012-04-14 16:40

Partidos da oposição espanhola criticaram este sábado a viagem privada do Rei Juan Carlos ao Botswana, considerando-a exemplo de «frivolidade» e «falta de ética» na atual situação de crise económica que se vive em Espanha, escreve a agência Lusa.

O rei Juan Carlos de Espanha foi operado neste sábado de madrugada em Madrid a uma fratura na anca direita, depois de uma queda durante uma viagem privada ao Botswana, informou a Casa Real, em comunicado.

O coordenador geral da Esquerda Unida, Cayo Lara, considerou que com a sua viagem privada ao Botswana, o chefe de Estado e a Casa Real demonstraram «falta de ética».

Questionado pelos jornalistas à margem de uma iniciativa de comemoração do 81.º aniversário da II República, Lara adiantou que «não se pode dizer que os milhares de jovens desempregados tirem o sono ao chefe de Estado que continua a ir para um país africano matar elefantes».

Também o deputado Gaspar Llamazares, do mesmo partido, condenou a atitude do monarca.

«Andar por aí a caçar elefantes não é uma boa mensagem para passar em tempos de crise, nem tão pouco uma boa mensagem ecológica», disse.

O senador Iñaki Anasagasti do Partido Nacionalista Basco considerou que o acidente do rei ao Botswana mostra o «anacrónico de uma instituição opaca e perdulária» que vai «frivolamente de viagem» num contexto de crise e cortes financeiros.

Num artigo publicado no seu blog, o senador nacionalista quer saber o gasto real das viagens pessoais do monarca e porque que é que o Governo está «empenhado em montar uma Marca Espanha com este disparatado Burbón, chacota mundial».

Anasagasti questionou ainda porque é com «os seus achaques e situação familiar» não aproveita a comemoração do Dia da República para «abdicar de uma vez».

Com o rei hospitalizado, o príncipe Felipe assumirá os compromissos do monarca.

Partilhar
EM BAIXO: Letizia, Felipe e Juan Carlos - Abertura da X Legislatura no Parlamento Espanhol em Madrid Foto: Reuters
Letizia, Felipe e Juan Carlos - Abertura da X Legislatura no Parlamento Espanhol em Madrid Foto: Reuters

EUA: Polícia mata estudante portuguesa durante assalto
Assalto acaba mal e acaba por levar a vida a Andrea Rebello. A comunidade está chocada
Irão enforca espiões que passaram informação a Israel e Estados Unidos
Dados terão sido enviados para a Mossad e CIA
Coreia do Sul instala mísseis virados para a Coreia do Norte
Nas ilhas do Mar Amarelo, de fabrico israelita
EM MANCHETE
EUA: Polícia mata estudante portuguesa
Assalto acaba mal e acaba por levar a vida a Andrea Rebello. A comunidade está chocada
Ataque no seio do Governo a Portas «foi tiro no pé»
Seguro avisa: Portugal caminha para «uma crise de regime»
PUB