O Consulado Geral de Portugal em São Paulo criou uma linha direta de telefone e um endereço de e-mail para tirar dúvidas dos eleitores sobre as eleições legislativas de 4 de outubro.

Os boletins de voto chegarão às casas dos eleitores a partir do fim desta semana ou do começo da próxima, afirmou o cônsul Paulo Lopes Lourenço, em conferência de imprensa no consulado.

Os eleitores que tiverem dúvidas sobre o processo de votação em São Paulo poderão ligar para o telefone +5511 3084-1868 ou enviar um e-mail para eleições@spaulo.dgaccp.pt.

O Consulado de Portugal em São Paulo possui atualmente 244 mil pessoas inscritas e, entre elas, mais de 75 mil recenseados para esta eleição, o maior colégio eleitoral português fora do país, e o equivalente a 42% dos 180 mil eleitores do circulo eleitoral fora da Europa.

"Quanto mais participação cívica tivermos, mais importância e reconhecimento terá a comunidade portuguesa em São Paulo", afirmou o cônsul, citado pela Lusa. 

Entre as estratégias que serão usadas estão uma campanha de apelo ao voto nas redes sociais e na página do consulado na internet, nas associações da comunidade e nos media luso-brasileiros. A participação dos recenseados em São Paulo nas últimas eleições legislativas, segundo o cônsul, ficou entre as 5 mil e as 6 mil pessoas.

Paulo Lopes Lourenço defendeu que o processo de votação para as comunidades seja facilitado, para incentivar a participação, e realçou que o perfil da comunidade luso-brasileira em São Paulo é diverso do das outras comunidades, devido à presença tanto de expatriados recentes como da terceira e até quarta geração de famílias portuguesas que se mudaram para o Brasil.