Com as primárias de 15 de março já em mente – dia em que votam Estados importantes como a Flórida, a Carolina do Norte e o Ohio – republicanos e democratas tiveram, esta terça-feira, uma nova ronda de votações: Michigan e Mississippi para ambos os partidos, mas também no Havai e Idaho para os republicanos. Donald Trump e Hillary Clinton podem ser, de novo, declarados vencedores.

A antiga secretária de Estado já ganhou 13 de um total de 22 primárias democratas, enquanto o magnata saiu vitorioso em 14 das 23 disputas republicanas, nas respetivas corridas à nomeação para as presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para novembro.

Veja também: qual a diferença entre primárias e caucus?

Republicanos: O magnata Donald Trump conquistou três dos quatro estados norte-americanos que iam esta terça-feira a votos - Michigan, Mississippi e Havai. Ted Cruz ganhou o outro - Idaho.

Até agora, incluindo as sondagens das novas votações, Donald Trump já conquistou : 15 Estados, 446 delegados; Ted Cruz: 7 estados, 347 delegados; Marco Rubio: 1 estado + Porto Rico, 151 delegados; John Kasich 0 Estados, 54 delegados.

Democratas:  No dia internacional da mulher, a noite podia ter corrido melhor para Hillary Clinton. A candidata democrata ganhou um dos dois estados que iam a votos - Mississippi. Bernie Sanders venceu o outro - Michigan.

Hillary Clinton: 12 Estados, 760+458 super delegados (1.218); Bernie Sanders: 9 Estados, 546 + 22 super delegados (568).

Em jogo estão 150 delegados para os republicanos e 189 para os democratas (entre os quais 22 super delegados – que têm liberdade de voto na Convenção Nacional). No caso dos primeiros, para conseguir a nomeação, o pré-candidato tem de assegurar metade (mais um) dos 2472 delegados do partido (ou seja, 1237). No caso dos segundos, ao pré-candidato é exigido também metade (mais um) dos 4765 delegados, isto é, 2383.

Veja também: entenda como funcionam as (complicadas) eleições nos EUA

No sábado os pré-candidatos têm novo desafio, embora com pouca relevância para as contas dos delegados (territórios das Ilhas Marianas do Norte, para os democratas, Guam e Washington D.C. – a capital dos EUA – para os republicanos). Todas as atenções estão já focadas na terça-feira, dia 15.

 

Republicanos

Marco Rubio (C-E), John Kasich (B-E), Donald Trump (C-D) e Ted Cruz (B-D)

Pré-candidatos: Donald Trump, Ted Cruz, Marco Rubio, John Kasich

Os resultados: De acordo com as sondagens e os primeiros números oficiais, Donald Trump voltou a ser o grande vencedor, conquistando os estados de Michigan, Mississippi e Havai: Mas Ted Cruz também arrecadou mais uma vitória - Idaho - deixando Trump a uma distância considerável.

Nota: alguns resultados podem sofrer alterações, especialmente ao nível dos delegados, que ainda não estão todos atribuídos.

Havai (caucus): Donald Trump

No Havai, Donald Trump conquistou 42%, enquanto Ted Cruz alcançou 33%. Marco Rubio aparece em terceiro com 13% e, por último, John Kasich com 11%.

Delegados (19) - Trump já elegeu 11 delegados e Ted Cruz 7 (valores provisórios)

Idaho: Ted Cruz

Ted Cruz venceu as primárias do Partido Republicano dos EUA no Estado de Idaho. Apesar do valor final não ser conhecido, as sondagens dão-lhe 45%. Donald Trump ficou-se pelo segundo lugar, a uma grande distância, com 28%. Marco Rubio chega aos 16% e John Kasich não passa dos 7%.

Delegados (32) - Ted Cruz já elegeu 20 delegados e Trump 11.

Michigan: Donald Trump

O magnata Donald Trump também venceu as eleições primárias do Partido Republicano no estado do Michigan, com 37%. Ted Cruz aparece em segundo lugar ao conseguir 25%, seguido de muito próximo por John Kasich com 24%. Em último fica Marco Rubio com 9%.

Delegados (59) - Donald Trump já garantiu 25 delegados, Ted Cruz 17 e John Kasich, também, 17.

Mississippi: Donald Trump

No estado do Mississipi Donald Trump volta a vencer, chegando aos 47%. Ted Cruz ocupa, de novo, o segundo lugar com 36%, John Kasich aparece em terceiro com 9% e Marco Rubio em último com 5%.

Delegados (40) - Trump garante, por enquanto, 24 delegados e Ted Cruz 13.

 

Democratas

Hillary Clinton e Bernie Sanders

Pré-candidatos: Hillary Clinton e Bernie Sanders

Os resultados: De acordo os primeiros números oficiais e as sondagens a noite dos democratas ficou dividida. Hillary Clinton ganhou um dos dois estados que iam a votos, Mississippi, enquanto Bernie Sanders venceu no Michigan.

Nota: alguns resultados podem sofrer alterações, especialmente ao nível dos delegados, que ainda não estão todos atribuídos.

Michigan: Bernie Sanders

Bernie Sanders ganhou as eleições primárias do Partido Democrata no estado do Michigan, mas a vitória foi curta. Sanders obteve 50% e Hillary Clinton 48%.

Delegados (148) - Bernie Sanders alcança 68 delegados e Hillary Clinton 59.

Mississippi: Hillary Clinton

Já no Mississipi, a vitória de Hillary Clinton foi estrondosa com 83%. Bernie Sanders apenas conseguiu 17%.

Delegados (41) - Quanto aos delegados, Hillary Clinton ganha 29 e Sanders 4.

Veja AQUI todo calendário eleitoral das primárias dos EUA e respetivos resultados.