Polónia, Stutthof, perto de Gdansk, foi onde os alemães construíram o primeiro campo de concentração, em setembro de 1939. Aí terão morrido mais de 85 mil pessoas. Aí, estiveram agora os Duques de Cambridge, William e Kate Middleton, na etapa mais marcante de uma visita de dois dias.

Vêem-se pessoas à nossa frente a morrer, mas eu sempre pensei que nunca iria morrer, excepto em Stutthof", é o comentário de Zigi Shipper, hoje com 87 anos, um dos meninos judeus que enfrentou a cruel realidade em 1944. Com o amigo sobrevivente Manfred Goldberg voltou agora à Polónia e ao campo de concentração.

Decidi que tinha de enfrentar o passado, daí a minha concordância em voltar", frisou Manfred Goldberg, ouvido pelo jornal britânico The Telegraph.

Após a libertação Zigi e Manfred foram acolhidos em Inglaterra. Ambos, com mais 35 sobreviventes do campo de concentração, guiaram os Duques de Cambridge numa visita a Stutthof, atualmente transformado em museu.

William e Kate cumprem uma viagem de dois dias à Polónia. Consigo levaram os filhos George e Charlotte, que ficaram na capital do país, Varsóvia.

Os Duques de Cambridge, William e Kate, seguem quarta-feira para a Alemanha, onde passarão por Berlim, Heidelberg e Hamburgo.