Donald Trump foi fortemente atacado sobre o tema da imigração pelos rivais republicanos Ted Cruz e Marco Rubio, que o acusaram de hipocrisia e incoerência durante o debate que teve lugar esta quinta-feira em Houston, no Texas.

O senador Marco Rubio, considerado por muitos o favorito à liderança republicana para deter o avanço de Trump, acusou o magnata norte-americano de ter contratado imigrantes para projetos imobiliários que poderiam ter sido entregues a cidadãos americanos.

Sobre a polémica promessa de campanha de Trump sobre a construção de um muro entre os Estados Unidos e o México, o senador da Flórida disse ainda que, a acontecer, Trump irá usar mão-de-obra de imigrantes ilegais, “tal como aconteceu na construção das Torres Trump".

Cale-se, cale-se", retorquiu Trump, acrescentando: "Eu contratei milhares de pessoas durante a minha vida, você nunca contratou ninguém".

Rubio interrompeu Trump por diversas vezes durante o debate de TV que aconteceu a poucos dias da “super terça-feira”, no próximo dia 01 de março, em que 11 Estados norte-americanos vão votar nas primárias do Partido Republicano e do Partido Democrático, no âmbito do processo de escolha do candidato de cada um dos lados à Presidência dos EUA nas eleições deste ano.

Durante a troca de acusações, Donald Trump acusou Marco Rubio de ser “mentiroso”. O empresário disse também que emprega atualmente milhares de hispânicos, insistindo que a sua popularidade é "bastante elevada no seio desta comunidade".

Eu vou fazer com que a América se levante de novo, estou a ganhar nas sondagens em todos os Estados, todas as noites”, afirmou a dada altura Trump.

Ted Cruz também acusou Trump de financiar congressistas democratas e apoiar a reforma migratória que fracassou em 2013.

A noite foi tensa e, apesar de o tema da imigração ter sido o principal em debate, esta foi a primeira vez que falou da experiência de Trump como empresário e que se trocaram acusações pessoais como a que Rubio apontou a Trump, de ter fundado uma "universidade falsa", que cobrava uma matrícula de "milhares de dólares".

Se não tivesse herdado 200 milhões de dólares, sabem onde estaria Donal Trump agora? A vender relógios em Manhattan", disse Marco Rubio.

Rubio questionou ainda Trump sobre como é o candidato substituirá o plano de saúde "Obamacare".

Qual é o seu plano? Qual é o seu plano para a saúde? Você não tem um plano", acusou

Cruz também acusou o candidato de ser um defensor da "saúde socializada". Donald Trump aproveitou para defender-se:

Falso. Eu disse que não irei deixar pessoas morrerem nas ruas se for presidente".

O debate foi tema das redes sociais na última noite. Foram muitos os ultilizadores que, no Twitter, consideraram que foi uma má noite para Trump.

Para além de Trump, Rubio e Cruz, ainda estão na corrida republicana o governador do Ohio, John Kasich, e o neurocirurgião Ben Carson, que também participaram no debate.

Esta semana, Trump obteve a terceira vitória consecutiva nas eleições republicanas. Venceu no Nevada com quase 46% dos votos.