Pete Souza, o fotógrafo oficial de Barack Obama, no tempo em que este ainda era Presidente, publicou uma foto do antigo morador da Casa Branca no Instagram, na passada terça-feira, em tom de protesto contra as nomeações de Donald Trump para o seu governo.

 

Meeting with top advisors. This is a full-frame picture. I guess you'd say I was trying to make a point.

A photo posted by Pete Souza (@petesouza) on

Na imagem, podemos observar quatro pessoas no que parece ser uma reunião na Sala Oval. A foto está cortada, mostrando apenas a parte inferior da imagem original.

Barack Obama distingue-se facilmente e os restantes, apesar de não sabermos ao certo de quem se trata, percebemos que se tratam de três mulheres. Os saltos altos e a roupa feminina chegaram para provar um ponto.

A verdade é que Trump tem sido alvo de várias polémicas relativas às nomeações para o novo governo e - além da falta de diversidade racial - o Presidente é também criticado pelas poucas mulheres na escolha da sua administração.

Na legenda da publicação podemos ler: "reunião com os principais conselheiros. Esta é uma imagem de uma foto completa. Acho que podem dizer que estou a tentar marcar uma posição".

Pete conseguiu fazer valer a sua opinião e já recebeu mais de 56 mil gostos na foto. Mas terá sido esta a única? 

A verdade é que o sistema judicial americano tem sido alvo de inúmeras críticas por parte de Trump, mais concretamente, no que diz respeito à suspensão do decreto que proíbe a entrada de cidadãos muçulmanos oriundos de sete países. O atual Presidente demonstrou o seu desagrado perante tal decisão e, no momento, em que lançou as novas acusações aos juízes, Pete Souza "entrou em cena"...e parece ter publicado outra "posição".

 

 

September 2010.

A photo posted by Pete Souza (@petesouza) on

Desta vez, a publicação não tem legenda, mas a imagem mostra os pés de Obama sobre a frase "justiça, governo" (na tradução).