Duas pessoas em Inglaterra contraíram tuberculose após estarem em contacto com gatos, naquele que é o primeiro caso conhecido de transmissão de gatos para humanos da doença, de acordo com o «The Telegraph».

Estes casos estarão relacionados com a descoberta de nove gatos infetados com tuberculose em Berkshire e Hampshire, de acordo com os serviços de saúde pública ingleses.

Os serviços de saúde apuraram que 39 pessoas estiveram em contacto com esta dezena de animais. Destes, 24 aceitaram a triagem. Foi aí que se detetaram os dois casos de contaminação e outros dois com o vírus mas sem sintomas ativos.

As duas infetadas pessoas estão a reagir bem ao tratamento, e os especialistas pedem às populações que não fiquem alarmadas porque o risco de transmissão dos animais para os humanos continua «muito baixo».

Mas as autoridades de saúde pedem a atenção da população quando lida com animais domésticos ou os seus cadáveres e tem feridas descobertas. A doença também se transmite por inalação.

No entanto, também é preciso perceber como é que estes animais apanharam a tuberculose. Os veterinários desconfiam que eles terão perseguido e sido mordidos por algum texugo.

A tuberculose é uma bactéria que, embora controlada através da vacinação, pode tornar-se mortal.