Três colegas de casa em Nova Iorque encontraram cerca de 30 mil euros num velho sofá comprado numa loja de artigos usados.

Os jovens ficaram espantados com a descoberta, ainda assim devolveram o dinheiro à anterior proprietária.

A antiga dona é uma senhora de 91 anos que escondeu todo o dinheiro no sofá.

Cally Guasti, uma das jovens que encontrou o dinheiro, explicou ao «The Telegraph» que compraram o sofá em março e que repararam que «a almofada do braço do sofá era rugosa». Por isso, outro dos colegas de casa, Reese Werkhoven, decidiu abrir o fecho do braço do sofá, e foi aí que descobriu um envelope com cerca de 30 mil euros. «Eram envelopes e mais envelopes» contou Cally.

Depois de retirados os envelopes «pusemos todo o dinheiro em cima da cama e começámos a contá-lo. E a gritar! De manhã os nossos vizinhos disseram que achavam que nos tinha saído a lotaria».

Mais tarde, Cally descobriu o comprovativo do depósito com o nome da antiga dona do sofá. Werkhoven ligou para a senhora que disse que tinha muito dinheiro no sofá e que «precisava muito dele».

Devolveram o dinheiro à senhora «ficou muito grata e chorou».

O sofá tinha sido doado pela família da idosa ao Exército de Salvação numa altura em que a nonagenária estava com problemas de saúde.

Cally admitiu que os três jovens ponderaram ficar com o dinheiro mas decidiram não o fazer. «No fundo, não era nosso». Acrescentou que «Se algum de nós o tivesse usado, não nos sentiríamos bem. Seria errado.»