Era um dos atletas radicais mais destemidos e conhecidos do mundo. Chegou a ser distinguido como um dos Aventureiros do Ano 2009 pela revista National Geographic. Dean Potter perdeu a vida a voar, aos 43 anos, num salto de 2,3 mil metros de altura, em Taft Point, no Parque Nacional de Yosemite, nos EUA. 

Foi encontrado morto com Graham Hunt, de 29 anos, que o acompanhava, numa abertura estreita de um penhasco, depois de as equipas de resgate terem perdido o contacto com os aventureiros, segundo um porta-voz do parque, que é citado pela BBC. 
 
                                       (Dean Potter - Foto: Facebook oficial)

Potter dava conta do seu dia-a-dia na sua página oficial no Facebook. O último post que publicou foi há quatro dias, 14 de maio: um vídeo onde se vê um corvo a roubar ovos. 

"Eu sei que algumas pessoas dizem que não se deve alimentar os animais selvagens, mas eu olho para as coisas de maneira um pouco diferente e desfruto da companhia de criaturas selvagens especialmente durante os dias tranquilos em que estou sozinho. Neste caso, é como ter um vizinho de longa data a fazer companhia durante o café da manhã"

Respirava paixão pela natureza. E foi a natureza o palco das suas aventuras: superou vários recordes em modalidades de escalada, saltos e outros desafios radicais.
 
                                                  (Dean Potter - Foto: Facebook oficial)
   

Era uma inspiração para os apreciadores de desportos radicais, sobretudo para os amantes de escalada e dacaminhada em highline, isto é, andar por cima de uma corda a muitos metros de altura.

Chegou até a saltar com a sua cadela Whisper acoplada à sua mochila o que gerou indignação de uns e apoio de outros. 
 
                                                      (Dean Potter - Foto: Facebook oficial)

Com o escalador Timmy O'Neill, foi o primeiro atleta a vencer os três prémios mais famosos de Yosemite - Half Dome, Monte Watkins, e El Capitán - no mesmo dia.

A imprensa norte-americana e as agências de notícias dão conta de que nenhum dos dois paraquedas chegou a ser acionado no derradeiro 'voo'. O caso está sob investigação.