O significado de felicidade até pode ser diferente de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: todos procuramos, individualmente e à maneira de cada um, ser feliz. E talvez por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu juntar-se às estrelas da música pop, entre as quais o português David Carreira, para criar uma lista de músicas que espelham a felicidade.

A iniciativa foi anunciada esta segunda-feira e a ideia é que os utilizadores das redes sociais de todo o mundo partilhem as músicas que os fazem felizes através da hashtag #HappySoundsLike.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, explicou qual é o obetivo da campanha.

«Vamos usar a linguagem universal que é a música para mostrar solidariedade com as pessoas que, em todo o mundo, são vítimas de pobreza, violações de direitos humanos, crises humanitárias e dos efeitos da degradação do ambiente e das alterações climáticas.»


No vídeo de promoção da iniciativa, que a dado momento assemelha-se ao estilo de um videoclip, Ban Ki-moon surge divertido e no fim diz «Sê Feliz» em várias línguas.




Depois de reunidas as respostas, os curadores da iniciativa vão determinam a playlist da felicidade. Ao lado de David Carreira vão estar a curar a iniciativa os músicos britânicos Ed Sheeran e James Blunt, o norte-americano, vencedor de um Óscar, John Legend, e ainda o DJ francês David Guetta.

Na sexta-feira, dia 20 de Março e Dia Internacional da Felicidade, a lista de músicas selecionadas é divulgada. Até lá, pode participar, respondendo a uma simples questão: qual é a música que o faz feliz?