O Presidente francês, François Hollande, manteve segunda-feira um encontro com o líder cubano Fidel Castro durante a histórica visita do chefe de Estado gaulês à ilha, revelaram à agência Efe fontes diplomáticas francesas.

A reunião entre Hollande e o antigo Presidente cubano, de 88 anos e afastado do poder desde 2006, prolongou-se por 40 minutos, acrescentaram as mesmas fontes.

Fidel Castro e François Hollande mantiveram um “interessante diálogo” sobre os laços históricos entre Cuba e a França, referiu a televisão estatal cubana.

Depois de visitar Cuba, o Presidente francês desloca-se ao Haiti para assinar vários acordos de cooperação e apoiar esforços de reconstrução.

Esta é a segunda visita de um Presidente francês desde o sismo que destruiu o país em 2010. Nesta deslocação, Hollande faz-se acompanhar de vários ministros e secretários de Estado, e também de uma delegação de representantes do setor privado.

Depois de visitar o museu do panteão nacional do Haiti, François Hollande e o seu homólogo Michel Martelly farão os seus discursos à nação na capital Port-au-Prince, diante da estátua de Toussaint Louverture, um dos pais da independência haitiana.