Uma menina sozinha na rua, com roupas sujas e velhas, é ignorada por todos. A mesma menina, com roupas novas e lavadas, merece a atenção e a ajuda de toda a gente. É assim na última campanha da UNICEF, que pretende mostrar como as aparências mudam a nossa atitude até perante as crianças.

O vídeo, publicado esta terça-feira no Facebook, já está a inundar a Internet e a agitar consciências. Em menos de um dia, já foi partilhado quase 50 mil vezes.

Anano, de apenas seis anos, é a protagonista das imagens. Quando está bem vestida, é ajudada por todos, quer quando está sozinha na rua, quer depois quando surge no interior de um restaurante. As pessoas perguntam-lhe, por exemplo, se está perdida ou se vive ali perto.

Depois, nas mesmas situações, mas vestida como uma sem-abrigo e aparentemente abandonada, a menina é ignorada e até afastada dos locais.

Segundo a UNICEF, que divulgou também esta terça-feira o relatório “A Situação Mundial da Infância”, existem 150 milhões de crianças no mundo nestas condições.

O objetivo da campanha #FightUnfair é alertar para a forma como são tratadas essas crianças diariamente e lutar para que todas elas tenham igualdade de oportunidades.