A guarda civil espanhola de Alicante, na comunidade espanhola Valenciana, resgatou com vida uma criança de nove meses que estava fechada no interior de um automóvel, parqueado num supermercado.

O alerta foi dado por cidadãos que viram a criança trancada no carro e chamaram a polícia.

Os agentes policiais encontraram o bebé inconsciente por volta das três da tarde desta quarta-feira. O menor estava sentado numa cadeira de bebés, no banco traseiro do automóvel.

Para conseguirem retirar a criança do veículo, a polícia teve de partir a janela do automóvel. Quando alcançaram o menor, os agentes deram-lhe água e procuram estimular a criança de forma a conseguirem que reagisse.

O pai do bebé de nove meses estava às compras no supermercado, acompanhado por outro filho de três anos. Ao sair da superfície comercial, o homem deparou-se com o aparato em torno do seu carro, mas, segundo escreve o El País, terá reagido com tranquilidade.

A criança foi depois encaminhada para o hospital, onde recebeu cuidados médicos e encontra-se bem de saúde.

As autoridades continuam a investigação sobre o pai desta criança, cuja identidade não foi revelada, mas o jornal espanhol diz que se trata de um homem de 33 anos com nacionalidade alemã, que estará de férias com a família num parque de campismo naquela localidade espanhola.