O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergéi Lavrov, apelaram este domingo à cessação da violência na Ucrânia depois da destituição do Presidente Viktor Ianukovich.

Kerry e Lavrov conversaram ao telefone esta madrugada para continuarem o diálogo sobre a Ucrânia que manteve sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o seu homólogo russo Vladimir Putin, revelou um alto funcionário norte-americano.

«O secretário de Estado Kerry e o ministro Lavrov coincidiram na necessidade de resolver a situação no terreno (Ucrânia) sem violência», disse aos jornalistas a fonte, que solicitou o anonimato.

John Kerry saudou resolução de ajuda humanitária à Síria

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, aplaudiu a aprovação no Conselho de Segurança da ajuda humanitária à Síria e pediu a sua «implementação plena» para que possa marcar a mudança na guerra que se vive no país.

«Isto pode ser um ponto de inflexão depois dos terríveis três anos de uma crise síria despojada de esperança», disse Kerry em comunicado depois do Conselho de Segurança ter aprovado por unanimidade a sua primeira medida vinculativa desde o início do conflito no país, em março de 2011.

Para John Kerry a resolução era necessária e terá eficácia de «aplicada plenamente» assegurando ajuda humanitária para aqueles cuja vida depende dessa ajuda.