A Coca-Cola pode, afinal, ter sido originalmente criada em Espanha e não nos Estados Unidos como se acredita. Na pequena vila de Aielo de Malferit, em Valência, acredita-se que a receita original foi criada numa destilaria local há mais de 100 anos.

Juan Juan Micó, de 79 anos, é o dono da Destilerías Ayelo, a fábrica de destilação em Aielo de Malferit que está no centro desta história. 

Micó mostrou ao jornal El País a receita da Kola-coca, a bebida que tanto ele como os habitantes de Aielo acreditam ter estado na origem do refrigerante mais famoso do mundo.

Não existem provas concretas de que foi a fórmula da Kola-coca que deu origem à Coca-Cola, mas alguns dados alimentam esta tese.

Sabe-se, por exemplo, que um dos fundadores da destilaria costumava viajar pelo mundo para mostrar os produtos da fábrica e em 1885 foi aos Estados Unidos. Um ano depois, a Coca-Cola estava no mercado pelas mãos do farmacêutico John Pemberton.

Coincidência ou não, os responsáveis locais já escreveram à multinacional para que a relação entre as bebidas fosse explicada publicamente.

O nosso objetivo é fazer com que a Coca-Cola reconheça o projeto para que a cidade tenha mais visibilidade. Não queremos mais nada”, explica o presidente da autarquia de Aielo de Malferit, José Luiz Pinter.

É que enquanto a Coca-Cola ganhou destaque mundial, a Kola-Coca deixou de ser fabricada, existindo agora apenas uma versão alcoólica da bebida.

A marca ganhou destaque de tal forma que agora pertence ao mundo inteiro”, afirmou o porta-voz da coca-cola ao El País, quando questionado sobre esta possível relação que permanece ainda por esclarecer.