O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou hoje uma declaração de situação de desastre no Texas devido às fortes chuvas e inundações dos últimos dias que já provocaram a morte a 21 pessoas naquele estado.

Em comunicado, a Casa Branca informou que a declaração do Presidente implica o envio de ajuda federal para complementar a que está a ser proporcionada pelo estado, os municípios e as reservas de nativos americanos.

Desde o início de maio, mas especialmente na última semana, várias tempestades, tornados e ventos fortes assolaram a zona sul dos Estados Unidos o que provocou grandes inundações que deixaram totalmente alagadas por vários dias cidades como Houston, a quarta maior do país.

Mais de quatro mil casas ou outros edifícios foram destruídos obrigando a desalojar milhares de habitantes. Há também várias auto-estradas fechadas. 

Os bombeiros receberam mais de duzentas e sessenta chamadas, incluíndo pedidos de socorro de pessoas bloqueadas nos carros.

A presidente da câmara, Annise Parker, explicou que cerca de 2.500 pessoas abandonaram os seus veículos nas ruas devido às inundações e que as autoridades realizaram mais de 500 operações de socorro só numa noite.