O antigo presidente de cuba, Fidel Castro, recebeu, esta terça-feira, o atual presidente chinês, Xi Jinping. Entre outros assunto, Fidel falou a Jinping dos seus estudos para multiplicar a produção de alimentos, escreve a agência EFE.



De acordo com a televisão estatal de Cuba, Fidel, de 87 anos, e Xi Jinping, que está de visita oficial ao país, tiveram um «encontro fraternal» em «clima de amizade», no qual conversaram sobre diversos assuntos de interesse internacional e a respeito dos «enormes perigos e desafios que enfrenta a humanidade».

A informação oficial divulgada em Havana dá ainda conta de passeios dos dois líderes pelo campo e de conversas sobre a «crescente e ampla» cooperação entre Cuba e China e sobre os resultados de experiências no cultivo de plantas para a alimentação humana e animal.

O ex-presidente cubano terá explicado a Xi Jinping «os resultados das pesquisas e estudos teóricos e práticos que tem realizado» e dos quais «deriva a possibilidade real de multiplicar a produção de alimentos proteicos de alta qualidade e demanda internacional».

Durante o encontro, o presidente da China presenteou ao líder da revolução cubana um busto em bronze, de 175 quilos, com a imagem de Fidel Castro quando jovem.