China: água de rio fica vermelha

Descarga poluente afectou as águas

Por: Redação / IPL    |   16 de Dezembro de 2011 às 12:13
O rio Jian, que atravessa a cidade Luoyang, no norte da China, tornou-se vermelho na passada terça-feira.

Ao que o governo local já conseguiu apurar, o rio ficou poluído devido a um derrame de uma oficina ilegal de corantes vermelhos nas águas fluviais.

Segundo a CNN, os habitantes da cidade avisaram em pânico as autoridades que a água do rio se tinha tornado vermelha durante a noite, alguns pensando que se tratava de sangue.



A Protecção Ambiental Municipal já cortou o fornecimento da oficina e já analisou a água. Apesar da cor, a água não contém metais perigosos ou orgânicos ou elementos venenosos.

Segundo os trabalhadores do estabelecimento, no dia 12 de Dezembro foi enxaguado um lote de sacos plástico vermelhos para reciclagem, mas nunca se esperou estas consequências.

O rio voltou à sua cor normal na noite de quinta-feira.

Moradores de Luoyang dizem que o rio muda muitas vezes de cor por causa de vários produtos poluentes e lixo doméstico que são despejados. Alguns afirmaram que o mesmo rio tinha ficado verde escuro em 2010.
PUB
Partilhar
FOTOGALERIA:
China: água de rio fica vermelha

China: água de rio fica vermelha EM CIMA: China: água de rio fica vermelha

COMENTÁRIOS

PUB
10 anos de prisão para Duarte Lima: «É uma decisão brutal»

Caso Homeland: tribunal dá como provados os crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais. Terá de indemnizar a Parvalorem em, pelo menos, 18 milhões de euros. Pedro Lima, o filho, foi absolvido. Os outros três arguidos também foram condenados. Todos vão recorrer e, por isso, saíram hoje pelo próprio pé do Campus de Justiça. Duarte Lima transferiu de forma ilícita 3 milhões de para a Suíça. Ficou provado que ele e Vítor Raposo enganaram o BPN sobre o valor dos terrenos de Oeiras