Arthur Gonzaga, de oito anos, não se deixou vencer pelo cancro diagnosticado no ano passado. Arregaçou as mangas e pôs mãos à obra... na cozinha.

Filet mignon acompanhado com espargos e puré de mandioca. Para sobremesa, salada de fruta com um creme de maracujá de deixar os mais gulosos de água na boca. Esta é uma das ementas preparadas pelo jovem cozinheiro de Minas Gerais, no Brasil. As aventuras culinárias são partilhadas no YouTube. «Arthur Comilão» é o nome do projeto pensado pelos pais.

Gonzaga passou o último meio ano com um pé dentro e fora do hospital, onde fez o tratamento de recuperação. Foi na noite de Natal, que passou nas urgências no Centro de Cancro A.C. Camargo, em São Paulo, que o pai pensou numa ideia que pudesse distrair e animar o filho.

Resultou. Arthur Gonzaga começou o seu próprio programa de culinária, onde partilha várias receitas, que surpreendem os espetadores. Os pratos são confecionados na cozinha de um amigo da família, que também ficou envolvido como produtor.

O pai Gonzaga faz questão de aparecer nos vídeos como ajudante. Passa os ingredientes e dá apoio à paixão do filho, como conta ao jornal The Huffington Post.

O jovem chef ensina os espetadores em cada passo das receitas. Em língua portuguesa, Arthur Gonzaga tem cativado milhares de pessoas com o seu entusiasmo. Estão disponíveis três partes do primeiro episódio e o próximo já está a caminho, adiantou o jovem na página do Facebook. Aceitam-se sugestões para os próximos pratos.

O projeto tem servido para distrair Gonzaga. A reação aos tratamentos tem sido positiva e o otimismo é demonstrado na sua página. «O segredo da vida é deixar-se ir, divertir-se e saber como transformar limões em limonada», dizem os familiares.