João Augusto é o nome do homem que amparou a queda da cadela Mel. O animal caiu da varanda do nono andar (a mais de 30 metros do chão), de um prédio em Ribeirão Preto, São Paulo, no Brasil.

O momento em que o vizinho apanha a cadela foi captado por uma câmara de segurança do condomínio. 

O vídeo mostra Augusto, com a cabeça levantada, os braços estendidos para cima e com o olhar fixo na cadela. O homem dá vários passos para que fique exatamente no local onde a cadela branca da raça Shih Tzu vai cair, até que consegue ampará-la e acaba por cair para o chão com o impacto do animal. Mel começou a correr assim que chegou ao chão e Augusto manteve-se no chão por alguns momentos.

Pedi uma toalha ou uma folha para ajudar de alguma forma, mas não havia tempo suficiente. A cadela caiu do nono andar. Eu sabia que não seria capaz de agarrá-la, mas estava ciente de que poderia amortecer a queda. Fiquei no chão por alguns segundos, mas foi de alívio. Acho que estava no lugar certo na hora certa. Fiz o que pude, o máximo que pude para ajudar. Foi um esforço conjunto com o porteiro do condomínio, que agiu rapidamente para ajudar o cão. Foi um final feliz”, conta o “herói” João Augusto.

Foi confirmado que nem a cadela Mel nem o “herói” João Augusto sofreram ferimentos.

Eu realmente na altura não percebi, abri o portão e fui com o homem. Chegamos lá e vimos que a cadela estava enrolada no corrimão e ia cair. Fui até o apartamento, mas o dono não estava em casa. Quando voltei para baixo, a senhora das limpezas disse-me que o animal tinha caído e que o homem a tinha agarrado”, explica Paulo Narciso, o porteiro.

O dono da cadela, que pediu para não ser identificado, instalou proteções na varanda, de forma a prevenir que o acidente volte a acontecer.