O jornalista perguntou ao presidente americano o porquê de o governo dos EUA não estar mais focado sobre a situação dos americanos que estão detidos no Irão.

 

“Pode explicar ao país o motivo por estar contente com todo o alvoroço em redor deste negócio, para deixar a consciência desta nação, a força desta nação, desaparecidas em relação a estes quatro americanos?", interpelou Major Garrett, citado pelo Business Insider.

Obama, surpreso com a pergunta, confrontou o repórter.

 

“Eu tenho de lhe dar crédito, Major, pela forma como você trabalha estas questões. A noção aqui é de que estou ‘contente’, como se ‘celebrasse’, enquanto cidadãos americanos estão definhando em prisões iranianas?”.

“Major, isso não faz qualquer sentido e você devia saber... Eu já me encontrei com as famílias de alguns desses cidadãos. Ninguém está contente.”

O presidente dos Estados Unidos deu uma conferência de imprensa com o objetivo de defender o acordo alcançado com o Irão, que visa reduzir a capacidade do país em produzir armas nucleares.

 

No entanto, alguns críticos argumentam que o mesmo acordo não devia realizar-se, enquanto alguns americanos, incluindo o jornalista Jason Rezaian, do Washington Post, estão presos no Irão.  

 

Obama clarificou que tentar misturar a conclusão das negociações com a libertação de cidadãos americanos poderá dificultar a situação. 

Veja aqui o vídeo: