Barack Obama dedicou parte do seu último discurso enquanto presidente dos Estados Unidos às suas duas filhas, Malia e Sasha, mas apenas uma estava presente na sala do McCormick Place, em Chicago.

A ausência de Sasha, a filha mais nova, de 15 anos, foi notada e a Internet reagiu de imediato. Não que Obama e Michelle tivessem tentado disfarçar a situação, bem pelo contrário.

Malia e Sasha, sob a mais estranha das circunstâncias, vocês tornaram-se duras jovens extraordinárias. São inteligentes, bonitas, mas, mais importante, são gentis e sabem pensar. Suportaram facilmente o peso de estarem na ribalta durante anos. De tudo o que já fiz na minha vida, o meu maior orgulho é ser vosso pai", disse Barack Obama perante uma plateia com cerca de 20 mil pessoas.

As câmaras viraram-se para a família e captaram o carinho de Michelle à filha mais velha, Malia, de 18 anos, mostrando que Sasha não estava presente.

Desse plano televisivo à hashtag #whereissasha (#ondeestasasha, na tradução), lançada nas redes sociais, foi um instante.

Teorias que só acalmaram com a informação oficial de que Sasha faltou ao discurso por causa de um teste na escola na manhã seguinte.