Barack Obama esteve esta quinta-feira no estúdio do programa de televisão de Ellen DeGeneres, para uma entrevista que será transmitida esta sexta-feira. E foi em tom de despedida que Obama fez um balanço da sua presidência e deixou algumas confissões: Washington é “deprimente”, mas vai sentir falta de voar no Air Force One. Contagiado pelo Dia de São Valentim, que se realiza já este fim de semana, houve tempo para o Presidente trocar juras de amor com a mulher, Michelle.

Numa altura em que a corrida à Casa Branca já está animada, Obama confessou, com o estilo descontraído a que já habituou os norte-americanos, que não tem saudades de fazer campanha. Só tem saudades de uma coisa: poder sair de Washington, “que por vezes pode ser um pouco deprimente”.

Poder sair à rua para uma caminhada, num dia de sol, como o cidadão comum, é algo que, de resto, disse esperar ansiosamente. O Presidente até contou, a este propósito, que uma vez propôs a hipótese de sair sob disfarce. Um amigo da Broadway até lhe enviou um bigode postiço, mas, mesmo assim, a ideia não foi a avante.

Ser Presidente dos Estados Unidos implica prescindir da liberdade do comum dos mortais, mas será que não vai sentir falta de nada do que vai deixar para trás? Uma coisa: viajar no avião presidencial, o Air Force One, admitiu.

“Não sinto falta de viajar em voos comerciais, teres que tirar os sapatos e essas coisas todas.”

Com o Dia de São Valentim aí à porta, o programa aqueceu com uma troca de declarações de amor entre o Presidente e a mulher. Primeiro foi Michelle com uma mensagem por videoconferência. Depois Obama, que também deixou versos românticos à mulher.

Falando sobre o seu legado, o líder norte-americano sublinhou que uma das coisas que mais o deixa orgulhoso está relacionada com as política de defesa dos direitos dos homossexuais – recorde-se que a legalização do casamento gay em todos os estados aconteceu no ano passado. 

A apresentadora Ellen DeGeneres, a rainha das selfies, não podia deixar passar uma presença tão ilustre sem um registo fotográfico à altura. O momento foi partilhado no Twitter: "Selfie com o Chefe", lê-se na legenda.