Barack Obama festejou 53 anos de idade na passada segunda-feira, dia 4 de agosto, mas nem todas as mensagens de «feliz aniversário» que recebeu foram «simpáticas». Um grupo de jovens russos desejou felicidades ao residente da Casa Branca, projetando uma imagem laser do presidente norte-americano, com uma banana na boca, na fachada da embaixada norte-americana em Moscovo, escreve o «Huffington Post».

Nas imagens pode ver-se o rosto do presidente com uma banana a entrar e a sair da a sua boca. E para que não restem dúvidas do destinatário da mensagem, surgem as palavras «Obama» e «Happy Birthday» («Feliz Aniversário»).



A responsabilidade da iniciativa foi assumida na VK, uma rede social muito popular na Rússia, equivalente ao Facebook, por um grupo que se autodenominou «The Moscow Student Initiative» («A Iniciativa dos estudantes de Moscovo»).

Mensagens racistas com Barack Obama como alvo não são novas, nem inéditas na Rússia. No dia do aniversário do presidente norte-americano, outras mensagens russas fizeram sucesso nas redes sociais. Esta foi exposta perto de um edifício consular em Moscovo.





Em junho, já tinham circulado imagens de cartazes com Obama e uma banana na cidade de Perm.