Uma enorme quantidade de lixo deu à costa na Baía de Manila, nas Filipinas, e o incidente foi registado em vídeo, na sexta-feira.

No vídeo vê-se um grupo de jovens que, não conseguindo ficar indiferente à impressionante quantidade de resíduos que estava no mar, acabou a limpar a zona. 

De acordo com o portal Storyful, as pilhas de lixo, incluindo muitos detritos plásticos, foram arrastadas pelas estradas e pelas ruas de Manila por causa da chuva intensa que assolou a região durante a semana. 

O vídeo foi filmado por Matthew Doming, um estudante da Universidade de San Beda e membro de uma organização ambiental, que estava com os outros estudantes a tentar retirar os resíduos do mar.

As imagens, partilhadas no Facebook, tornaram-se virais na Internet.

O estudante contou ao portal Storyful  que esta foi a primeira vez que o grupo testemunhou um fenómeno de poluição desta dimensão naquela região.

Foi uma cena horrível... mas não podíamos ficar desanimados, só podíamos ficar motivados para conseguirmos cumprir a missão da nossa organização”, explicou.

Doming e os outros colegas esperam que, com este vídeo, consigam sensibilizar as pessoas para as questões ambientais. 

Temos que perceber que não somos superiores à Natureza. Fazemos parte da Natureza. O que quer que façamos voltará para nós”, disse Doming.

De acordo com um relatório da organização Conservação do Oceano, cinco países asiáticos - China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietname - estão a deitar fora mais plástico nos oceanos do que todos os outros países do mundo juntos.