O fabricante automóvel norte-americano Daimler Trucks North America apresentou o primeiro veículo pesado de mercadorias que se conduz sozinho a estar licenciado para circular nas estradas dos Estados Unidos da América (EUA).

O camião Freightliner Inspiration permite aos motoristas tirar os olhos da estrada e relaxar com um piloto automático que mantém o controlo da condução em autoestrada, a bem da segurança, tendo em conta o tráfego e as condições ambientais, refere a empresa, em comunicado citado pela revista “Time”. Isto porque é precisamente nas viagens longas e monótonas que ocorrem a maioria dos acidentes.Com este camião pretende-se reduzir acidentes, o congestionamento rodoviário e o consumo de combustível.

 
O camião não é totalmente automatizado, uma vez que os motoristas são obrigados a retomar o controlo do veículo quando saem da autoestrada ou conduzem em estradas locais para fazerem entregas. Mas este tipo de veículos de autocondução limitada – designados de nível 3 pelos reguladores federais - estão a abrir o caminho para veículos completamente automatizados – de nível 4 - em que não se espera que um motorista conduza ou controle o camião em qualquer ponto do percurso.

O camião Freightliner Inspiration é agora um dos vários veículos que se conduzem sozinhos, mas de forma ainda limitada, que podem surgir nas estradas nos EUA.

Veículos ligeiros sem motorista, da Google, de nível 3, foram licenciados para circular pelas estradas do país em vários Estados durante alguns anos, enquanto a empresa já está a testar um protótipo de carros totalmente automatizados que nem sequer tem volante ou pedais.