Um surfista ficou esta quinta-feira em estado grave após ser atacado por um tubarão numa praia da costa leste da Austrália, no estado de New South Wales.

Dois surfistas, que estavam também no mar, foram de imediato em auxílio do seu colega, com toalhas para estancar o sangue enquanto as equipas médicas não chegavam ao local.

De acordo com um comunicado da polícia de New South Wales foi ainda na praia que “os serviços de emergência assistiram o homem, que sofreu perfurações nos pés e mãos", encontrando-se em estado grave, mas estável.

Segundo a site "Nine News Sydnew", o homem de 52 anos foi atacado na perna esquerda quando remava para a costa e ainda tentou afastar o tubarão com um soco, mas o animal acabou por o morder também no braço esquerdo. 
     
O ataque aconteceu no sul de Ballina, um ponto turístico a cerca de 740 quilómetros a norte de Sydney, local onde, ainda este mês, um praticante de 'bodyboard' ficou gravemente ferido devido a um outro ataque de tubarão.

No domingo, quatro praias da região foram fechadas após numerosos avistamentos de tubarões, com as autoridades a indicarem que a presença de isco estava a atrair grandes tubarões para aquela zona.

Os especialistas dizem que estes ataques estão a aumentar à medida que os desportos aquáticos se tornam mais populares.

Apesar disso, as mortes continuam a ser raras nestas circunstâncias.