Explicar os atentados que abalaram Paris a uma criança não será tarefa fácil, especialmente numa altura em que os sinais de dor pela tragédia estão em todo o lado. Talvez por isso mesmo, a conversa entre um pai e o seu filho, na sobre os acontecimentos na capital francesa está a comover o mundo. O vídeo foi captado pelo canal "Le Petit Journal".

A conversa começa quando o repórter pergunta ao menino se compreende o que aconteceu. O pequeno fala nos "homens maus" que os vão obrigar a "mudar de casa". O pai intervém para lhe dizer que não. França é que é a sua casa e "homens maus há em todo o lado", diz o progenitor.  

O rapaz continua: "Mas os homens maus têm armas e podem matar-nos". Ao que o pai responde: "Eles têm armas e nós temos flores"."Mas as flores não fazem nada", questiona a criança.

E nisto, o pai pede-lhe para olhar à sua volta: "Claro que fazem. Vê, toda a gente está a deixar flores. É para combater as armas."

O plano da câmara nunca muda, mas percebe-se que o menino olha para as flores e as velas de homenagem às vítimas da tragédia. No fim do vídeo, o menino parece, por fim, perceber a mensagem do pai: "As flores e as velas estão aqui para nos proteger", diz.