Foi descoberta uma nova falha nos dispositivos da Apple, que pode bloquear e mesmo desligar os iPhones. A “mensagem bomba” nem necessita de ser aberta para bloquear a aplicação de mensagens do telemóvel e desligar o dispositivo.

O iPhone recebe uma mensagem com um URL que gera automaticamente uma pequena imagem (thumbnail) da ligação que está a ser enviada. O vírus paralisa o iMessage, serviço de mensagens instantâneas do iPhone, e desliga o telemóvel, segundo a revista Forbes.

O anúncio da falha surgiu por parte do programador de software Abraham Masri, que “apresentou” o vírus na plataforma de programação GitHub.

Não vou voltar a inseri-lo. A Apple precisa de encarar estas falhas como algo mais sério”, referiu Masri, que removeu o código do site.

Em 2015, já tinha sido detetada uma falha idêntica, pelo que a Apple deverá resolver com facilidade o problema, através do lançamento de uma correção, nos próximos dias.

A falha é desagradável. Mas, felizmente, é apenas incomodativa e não permite que os dados sejam roubados”, referiu o especialista em segurança informática Graham Cluley.

Os computadores Mac também podem ser afetados por esta mensagem, sendo que o browser Safari pode ficar mais lento ou ir abaixo.

Em novembro do ano passado, a empresa multinacional norte-americana já tinha pedido desculpa aos seus utilizadores após uma falha que deixava o seu recente sistema operacional Mac acessível sem a necessidade de uma senha.