Arranca esta quarta-feira em Luanda o VII congresso do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que deverá reeleger José Eduardo dos Santos como presidente do partido. O Presidente de Angola é o único candidato à liderança do MPLA.

Numa altura em que muitos se questionam sobre quem vai ser o seu sucessor nas eleições de 2017, destaca-se a estreia de dois filhos de José Eduardo dos Santos no Comité Central do partido.

José Filomeno dos Santos chega a este órgão proposto pela estrutura da juventude do partido (JMPLA) e Welwistchea dos Santos proposta pela Organização da Mulher Angolana (OMA).

O filho é visto como possível sucessor de José Eduardo dos Santos, apesar de ter descartado, no passado, objetivos políticos.

Quem também não parece estar interessada em funções políticas é Isabel dos Santos, que em junho foi nomeada pelo pai para a administração da petrolífera estatal Sonangol.

Em março, o Presidente angolano anunciou que vai deixar a vida política ativa em 2018, ano em que completará 76 anos. 

José Eduardo dos Santos está no poder há 37 anos, desde a morte do primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto.