Cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas na passagem da tempestade Herwart pela Europa central. Com ventos até 180 quilómetros por hora, que derrubaram árvores e provocaram o caos nos transportes, esta tempestade fez-se sentir em países como a Alemanha, a República Checa, a Polónia e a Áustria.

Na Polónia morreram duas pessoas e na República Checa outras duas perderam a vida. A quinta vítima mortal é um homem de 63 anos que morreu afogado numa zona que se inundou, na Alemanha.

De acordo com um balanço da agência de notícias Associated Press datado de Berlim (com contributos de jornalistas na Polónia e na República Checa), centenas de milhares de casas na República Checa e na Áustria ficaram sem energia elétrica.

Devido à tempestade, um voo da companhia aérea alemã Lufthansa de Houston para Frankfurt teve de aterrar de emergência em Estugarda, a sudoeste da Alemanha, devido aos ventos fortes.

Em Berlim, há relatos de um autêntico caos nas ruas. Várias pessoas ficaram feridas devido à queda de telhas, de árvores e de um andaime.