Os jovens da Alemanha criaram um novo verbo: “Merkeln”. A nova palavra provém do nome da Chanceler Angela Merkel e significa “não fazer nada” ou “falhar na tomada de decisões”.

O verbo “Merkeln” está a tornar-se tão popular na Alemanha que é capaz de ganhar o título de “Palavra Jovem do Ano”, atribuído pelo famoso dicionário Lagenscheidt, que abriu uma votação na Alemanha para eleger o melhor neologismo criado pelos adolescentes, em 2015.

Apesar de ter sido criada em honra da Chanceler alemã, a palavra parece não ter uma conotação positiva, o que deixa transparecer que Merkel pode não ser muito popular entre os jovens.

Na descrição do site pode ler-se que a definição da palavra é “não fazer nada; não tomar decisões; não expressar nada sobre si próprio”.

O significado tem a ver com a falta de comprometimento da chanceler com qualquer ideologia política, o que a leva muitas vezes a agir sem ter matrizes definidas.

“Ela tem uma noção forte do valor da liberdade e tudo o resto é negociável”, afirmou uma política da oposição, Katrin Göring-Eckdardt, criticando Merkel.


Um dos concelheiros de Angela Merkel chegou a dizer a um embaixador americano que “a visão a longo prazo da chanceler é de apenas duas semanas”.

“Earthporn”, que significa “bela paisagem”, ou “Tinderella”, que quer dizer “uma rapariga que usa demasiado as plataformas online, como o Tinder, para encontrar parceiros”, são algumas das palavras que estão a disputar o primeiro lugar com o verbo “Merkeln”.