O presidente da Comissão Europeia felicitou «calorosamente» a chanceler Angela Merkel pelo seu «sucesso marcante» nas eleições legislativas de hoje na Alemanha, indicou à Lusa a porta-voz de Durão Barroso.

Segundo a porta-voz, Leonor Ribeiro da Silva, Durão Barroso «transmitiu as suas calorosas felicitações à chanceler Merkel» pela vitória clara nas eleições legislativas alemãs hoje realizadas, nas quais o seu partido, CDU, deve obter a maioria absoluta, graças a um resultado histórico.

As cadeias públicas de televisão da Alemanha estão a avançar que os conservadores CDU-CSU venceram hoje, com maioria absoluta, as eleições legislativas, pelo que Merkel poderá governar sozinha, sem necessitar de recorrer a uma coligação com os sociais-democratas (SPD).

A chanceler deu ao partido CDU o melhor resultado desde a reunificação do país, em 1990, com 42,5% dos votos, uma subida de cerca de nove pontos percentuais relativamente à última eleição em 2009, de acordo com projeções baseadas nos resultados parciais difundidas pela cadeia pública ZDF.

A CDU surge bem distante do SPD, que, com 25,9% dos votos (mais 2,9 pontos), está mais próximo do fraco resultado de há quatro anos.