A polícia britânica vai recompensar os cidadãos que informem as autoridades sobre condutores que estejam sobre o efeito de álcool ou drogas.

As forças de segurança das zonas de Derbyshire e West Midlands, em Inglaterra, vão colocar avisos em bares, com números de telefone, para quem quiser alertar as autoridades sobre estes condutores durante a época do Natal e Ano Novo.

Os prémios, oferecidos pela organização «Crimestoppers» (uma associação independente do combate ao crime no Reino Unido) a estes «informadores», podem chegar aos 1200 euros.

O inspetor chefe da polícia de Derbyshire, Steve Wilson, disse à «Sky News» que esta parceria com a «Crimestoppers» pretende identificar os infratores, em substituição dos testes em massa habituais desta altura do ano.

«A nossa mensagem é simples: se está a beber, não conduza», afirmou o chefe da polícia. «Trabalhar com a Crimestoppers vai permitir que se identifiquem aqueles que bebem e conduzem de forma recorrente, em vez de realizar os habituais testes em massa», justificou ainda.

«Todos os anos a história repete-se, as pessoas pensam que é aceitável beber umas quantas [bebidas] com a família e depois sentar-se ao volante», lamentou Greg Jennings, da polícia de West Midlands.

«Em alguns casos eles [os cidadãos] nem imaginariam beber ou tomar drogas antes de conduzir em outras alturas do ano, mas perdem o senso comum durante o Natal», continuou.

«As informações que as pessoas nos passarem irão diretamente para as nossas patrulhas e poderão evitar que algumas famílias não tenham uma tragédia este Natal», considerou Jennings.