Os pilotos de um A330 da Air Berlin estão a ser investigados depois de realizarem uma manobra pouco comum. O avião realizava o voo de Miami, nos EUA, para Dusseldorf, na Alemanha, que marcava o fim dos voos de longo curso da companhia aérea insolvente. Com 200 passageiros a bordo e em jeito de despedida, o capitão do aparelho decidiu fazer um voo rasante junto à pista e uma inclinação brusca para a esquerda, antes de aterrar na segunda aproximação.

Os pilotos são treinados para fazer este tipo de procedimento, para poderem abortar aterragens. Neste caso, a manobra foi realizada por pura diversão e as autoridades de aviação alemãs abriram por isso uma investigação, com suspensão preventiva.

Na aviação, a segurança vem sempre primeiro. Estamos a levar o incidente muito a sério“, adiantou um porta-voz da Air Berlin ao jornal britânico The Telegraph.

O piloto da Air Berlin pediu autorização à torre de controlo para fazer uma curva à esquerda se fosse necessário.

Queríamos deixar uma marca, uma despedida digna e emocionante”, justificou o capitão, cuja identidade não foi revelada, citado pela emissora alemã ZDF.

Um piloto de outra companhia aérea disse à agência de notícias Reuters que uma manobra daquele género só deve ser realizada apenas por razões operacionais ou de segurança.

Tomar a decisão de fazer uma, quando não é necessário, acrescenta um risco desnecessário”, afirmou.

Num dos vídeos, gravado a partir da torre de controlo, é possível ouvir uma pessoa a dizer: “Estamos todos admirados”.

A Air Berlin abriu um processo insolvência a 15 de agosto, depois da decisão do acionista maioritário Etihad Airways de não continuar a prestar apoio financeiro. A Lufthansa, principal companhia aérea alemã, assinou um acordo para o resgate das atividades da empresa em dificuldades, que permitirá contratar pessoal.

Os últimos voos da Air Berlin estão agendados para 28 de outubro, marcando o fim da companhia aérea.

Vídeos gravados a partir da torre de controlo e por passageiros que estavam no solo, mostram o avião a fazer o voo rasante e uma curva acentuada para a esquerda: