A CIA revelou que considerou criar um boneco de Osama Bin Laden, com um rosto diabólico, que seria usado como «arma» contra o antigo líder da Al-Qaeda. De acordo com o «Washington Post», o projeto começou a ser desenvolvido, de forma discreta em 2005 e chegou a proceder-se ao recrutamento do antigo responsável pela empresa de brinquedos Hasbro, Donald Levine, criador de bonecos como o GI Joe.

De acordo como jornal, o plano da CIA era produzir os bonecos, que tinham um rosto vermelho assustador e olhos verdes e distribuí-los pelas crianças do Afeganistão, com o intuito de as afastar do então líder da Al-Qaeda. O protótipo tinha um rosto normal, que, por ação do calor, se transformava no demoníaco anteriormente descrito.

«A ideia foi proposta e rejeitada pela CIA antes que tenha passado a fase de protótipo», garantiu Dean Boyd, porta-voz da CIA, citado pela CNN.

O mesmo responsável assegura que apenas foram construídas três figuras, «para mostrar como o produto final pode parecer». «A CIA não tem conhecimento destas figuras terem sido produzidas ou distribuídas por terceiros», sublinhou ainda o mesmo responsável.