O IKEA «recriou» um artigo inovador, um espelho que fala. O «Espelho motivador» é um acessório que tem como função fazer elogios genuínos, como «Que barba magnífica!», «Os seus olhos estão fascinantes!» ou «O seu vestido é lindo!».

A ideia é «conceder elogios personalizados para facultar um impulso moral muito necessário», explicou o IKEA num comunicado. A empresa sueca de móveis colocou o espelho promocional numa loja britânica, na semana passada, para recolher algumas reações à mais recente criação. Agora divulgou um vídeo com o resultado.

Uma pesquisa, encomendada pelo IKEA, chegou à conclusão de que 44% das pessoas, no Reino Unido, são críticas quanto à sua aparência e 26% dizem que se sentem desconfortáveis quando se olham ao espelho. E 26% confessou mesmo que «uma palavra amável» fá-las sentir melhor.

«Todos nós sabemos como aquele primeiro olhar no espelho pode determinar se vamos ter um bom ou um mau dia», diz Myriam Ruffo, diretora da secção de quartos e casas-de-banho no Ikea do Reino Unido e Irlanda. «É por isso que nós pensámos que seria ótimo se o espelho realmente dissesse algo positivo», acrescentou.

Assim o IKEA criou um espelho, programado com áudio, para elogiar as pessoas. Todavia, parece que não foram os primeiros. A ideia de um espelho falante já foi feita antes, pela banda só de mulheres, The Mrs., e também por outros comerciantes.