Esta manhã de Carnaval de 2016 começou com um grave acidente de comboio na Alemanha, com vários mortos e pelo menos centena e meia de feridos. Os últimos quatro anos têm sido marcados por graves desastres ferroviários, que aqui recordamos.

3 de março de 2012 - Polónia

A colisão frontal entre dois comboios numa das principais linhas, entre Varsóvia e Cracóvia, provocou a morte a 16 pessoas e deixou outras 58 feridas. O acidente teve origem num erro humano.

Fonte: EPA

No mesmo ano, em julho, oito pessoas morreram e duas ficaram feridas depois de um comboio ter colidido com uma carrinha no centro da Polónia. 

 

13 de abril de 2012 – Alemanha

Um comboio regional que fazia a ligação entre Frankfurt-Hanau chocou com um trator estacionado na estrada perto de Muhlheim, na Alemanha. Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

 

21 de abril de 2012 - Holanda

Desta vez, a colisão de dois comboios ocorreu entre a estação central de Amesterdão e a de Sloterdijk. Uma pessoa morreu e 124 ficaram feridas.

 

4 de maio de 2013 - Bélgica

Em excesso de velocidade, um comboio de mercadorias que transportava substâncias químicas inflamáveis levou ao descarrilamento de oito vagões, ao mesmo tempo que outros três se incendiaram. Uma pessoa morreu, 93 ficaram feridas e 300 pessoas foram retiradas daquela zona, por causa da explosão de vários vagões entre as localidades de Schelle e Wetteren, perto de Gent.

 

12 de julho de 2013 - França

Um comboio que saía de Paris em direção a Limoges descarrilou em Bretigny-sur-Orge, na região da capital francesa. Pelo menos sete pessoas morreram e 30 ficaram ferida. O Governo francês descartou na altura que tivesse sido erro humano.

 

24 de julho de 2013 – Espanha

O descarrilamento de um comboio que fazia a rota Madrid-Ferrol nas imediações de Santiago de Compostela, na Galiza, resultou na maior tragédia ferroviária em Espanha dos últimos 70 anos. O balanço de mortos espelha o horror: 79 pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas, 30 delas em estado grave.

Fonte: Reuters

 

29 de julho de 2013 – Suíça

Dois comboios chocaram na Suíça, deixando 44 pessoas feridas, entre elas uma portuguesa. O maquinista morreu.

 

8 de fevereiro de 2014 - França

Um comboio turístico que fazia o percurso entre Nice e Digne-lesBain, nos Alpes Franceses, foi atingido por uma rocha com cerca de 20 toneladas. A rocha eslizou pela encosta e foi embater numa das carruagens, empurrando-a para fora dos carris. Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas com gravidade.

Fonte: Lusa

 

17 de julho de 2014 - França

A colisão deu-se entre dois comboios franceses, um TGV e um comboio regional na linha Pau-Bayenne. Do acidente resultaram 49 feridos, quatro deles com gravidade.

 

16 maio 2015 - Alemanha

Um comboio de passageiros e um camião-cisterna colidiram perto da cidade de Ibbenbueren. O camião terá ficado preso nos rails, quando tentava atravessar a linha. Pelo menos duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas.

 

Fonte: Lusa/EPA

 

14 novembro 2015 - França

Desta vez, foi um TGV que descarrilou em Eckwersheim, norte de Estrasburgo, quando realizava uma viagem de teste na nova linha entre Estrasburgo e Paris. A bordo seguiam apenas 49 funcionários dos caminhos de ferro franceses. Dez pessoas morreram.

 

9 fevereiro 2016 - Alemanha

O último acidente registado: um choque frontal entre dois comboios em Bad Aibling, no estado da Baviera, que fez pelo menos oito mortos e 150 feridos, dezenas deles com gravidade.

 

Fonte: Lusa/EPA