As autoridades da cidade texana de Houston, nos EUA, estão a chamar herói a um menino de cinco anos, que salvou o irmão, de dois anos, de um camião em chamas, num acidente que matou o pai.

De acordo com o Daily Mail, o acidente aconteceu esta quarta-feira de madrugada quando o camião, conduzido pelo pai das crianças, transportava os haveres da família, que estava a mudar-se para a cidade de Galveston, também no Texas.

A polícia diz que os meninos eram passageiros do camião, que era conduzido pelo pai na estrada interestadual 45, quando o homem perdeu o controlo do veículo, que embateu num rail e num pilar de metal.

O veículo pesado capotou e incendiou-se. O pai foi projetado para fora do camião e o óbito foi declarado no local do acidente, indica a estação de televisão local KPRC.

Uma investigação preliminar ao acidente apurou que o motorista do camião “não conseguiu controlar a velocidade”, indica o site Chron.com.

O sargento James Roque, do Departamento de Polícia de Houston, diz que o menino de cinco anos teve a coragem “de um soldado”, sublinhando que, apesar de ter sido projetado para fora do camião, foi capaz de dar à polícia informação vital que ajudou as autoridades a perceber o que aconteceu. James Roque acrescenta que o menino mais velho perguntou pelo pai.

 Ambas as crianças foram levadas para o Memorial Hermann Hospital, em Houston. O menino de dois anos sofreu queimaduras graves. O irmão mais velho teve apenas ferimentos ligeiros.

De acordo com a polícia, a mãe das crianças ia a conduzir um outro veículo que seguia alguns quilómetros à frente do camião e sou soube do acidente horas mais tarde. A mulher foi depois conduzida pelas autoridades para junto dos filhos em Houston.

A família estava a caminho da nova casa em Galveston, localizada a cerca de 80 quilómetros de distância.