Foi em abril de 2016, que o jovem adolescente Jacob Moore, hoje com 18 anos, se dirigiu a casa de Larry Nassar, amigo da família e médico - que então fora já afastado da seleção de Ginástica norte-americana, após duas décadas de serviços - para ser tratado a um problema num ombro.

Na cave da sua casa, Nassar resolveu despi-lo da cintura para baixo e aplicar-lhe uma sessão de acupunctura nos órgãos genitais, tentando convencer o rapaz de que isso seria o melhor tratamento para o ombro magoado. E segundo contou Jacob Moore, citado pela cadeia de informação CNN, o médico aproveitou a oportunidade para questionar uma jovem ginasta que também ali estava sobre se já tinha visto aquele parte do corpo de um homem.

Bastante incomodado", é como o ginasta descreve a situação a que foi exposto pelo médico, já condenado em tribunais norte-americanos a várias penas de prisão, após as acusações de assédio e abuso sexual de menores denunciadas por cerca de 200 atletas.

Jacob Moore surge agora como o primeiro atleta do sexo masculino a queixar-se de Larry Nassar e assume que pretende dar o exemplo.

Fui inspirado pela minha irmã e por todos os outros nesta comunidade a falar, para que haja mudanças ao nível do que permitiu que isto acontecesse. Não quero que (outras vítimas) tenham medo de falar por causa do estigma de que os rapazes não podem ser vítimas de abuso ou de aproveitamento", referiu Jacob Moore, citado pela CNN.

Na queixa que apresenta contra Larry Nassar, o advogado do jovem atleta argumenta que o "tratamento" não era médico, mas antes um crime.

Não existe uma conexão médica conhecida entre uma dor no ombro que possa ser tratada através da acupunctura na área dos órgãos genitais de um homem", refere a acusação, considerando que esteve apenas em causa, para o réu, o seu "prazer sexual e gozo".

O ginasta acentua ainda ser "frustrante quando se sofre uma lesão e se pensa que vamos ter um tratamento médico legítimo. E que isso, com toda a certeza, não está a acontecer". E não aconteceu. Jacob Moore teve mesmo de ser operado ao ombro.