O voo proveniente de Manila que o avião Z2 272 da AirAsia efetuou esta terça-feira, com 159 pessoas a bordo, terminou com uma aterragem abrupta no aeroporto de Kalibo, nas Filipinas. A aeronave saiu da pista e ficou presa num campo de lama, obrigando a tripulação a acionar as saídas de emergência para facilitar o desembarque dos passageiros.
Apesar de não ter causado feridos, os passageiros de idade mais avançada, que seguiam no do Airbus A320-200, foram assistidos por profissionais de saúde para confirmar a normalidade da pressão arterial.  
De acordo com o porta-voz da Aviação Civil filipina, Eric Apolonio, os relatos iniciais apontam que três pneus da aeronave terão ficado presos na lama, sendo que a tempestade tropical Seniang terá contribuído para o mau estado do piso.

Nos últimos dias a companhia aérea tem andado nas bocas do mundo, com a queda do avião, que seguia da Indonésia para Singapura, com 162 pessoas a bordo, no mar de Java.

Também nas Filipinas, este domingo, um jato da AirAsia foi obrigado a cancelar um voo para Manila, que transportaria 184 pessoas, devido a problemas nos pneus.