Um jovem brasileiro de 20 anos foi detido depois de ter sido descoberto que fingia ter uma leucemia para angariar dinheiro num peditório fraudulento. O rapaz, residente em Theresina, no estado brasileiro do Piauí, terá angariado cerca de 15 mil reais (quase cinco mil euros) antes de ser descoberto.
 
Mesmo a própria família diz ter sido enganada e o próprio tio do rapaz chegou a envolver-se no peditório. O jovem, desportista profissional, alegava necessitar do dinheiro para um tratamento em São Paulo. Foi preso, acusado de fraude e libertado após prestar depoimento.
 
«Não recebi dinheiro em mãos, tudo era depositado na conta dele. Fiquei dececionado quando soube pela televisão do que meu sobrinho fez, foi alguém que eu ajudei a criar. Não sei como olhar para as pessoas conhecidas, vizinhos e amigos, que eu pedi ajuda. Para mim a verdade deve sempre vir. Foi o maior susto da minha vida», disse o tio do jovem, citado pelo portal G1.
 
O tio acrescenta que chegou a pedir dinheiro aos amigos próximos. Diz que acreditou no rapaz, que apresentava mesmo exames e receitas médicas. De acordo com a polícia, os documentos terão sido falsificados pelo jovem.
 
O jovem já afirmou que iria devolver todo o dinheiro doado.