Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira, aos 76 anos, mas o seu legado permanece. Abaixo pode recordar algumas das suas afirmações mais emblemáticas, sobre a vida e o Universo.

Somos apenas uma estirpe avançada de macacos num planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o Universo. Isto torna-nos muito especiais."

 

As minhas expectativas foram reduzidas a zero quando tinha 21 anos. Tudo o que se seguiu foi um presente."

 

O meu objetivo é simples. Um entendimento completo do Universo, a razão pela qual existe e pela qual existe sequer.”

 

Vejo o cérebro como um computador que deixará de funcionar quando os seus componentes falharem. Não há paraíso ou vida além da morte para computadores avariados. Isso é um conto de fadas para pessoas com medo da escuridão.”

 

A vida seria trágica se não fosse engraçada.”

 

Pessoas que se vangloriam do seu QI são perdedoras."

 

Vivi sob o espectro de uma morte precoce durante os últimos 49 anos. Não tenho medo da morte, mas não tenho pressa de morrer. Há tanta coisa que quero fazer primeiro.”

 

Lembrem-se de olhar para as estrelas lá em cima e não para os pés lá em baixo. Tenta entender o que vês e pergunta sobre o que faz o Universo existir. Sê curioso. Por mais difícil que a vida pareça, há sempre algo que podes fazer para ter sucesso."

 

Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o Universo e ninguém dirige os nossos destinos. Isso leva ao profundo entendimento de que, provavelmente, não existe céu, nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do Universo. E sou muito grato por isso."

 

Durante milhões de anos, a Humanidade vivia como os animais. Foi então que aconteceu algo que desencadeou o poder da nossa imaginação. Aprendemos a conversar e aprendemos a ouvir. O discurso permitiu a comunicação de ideias, permitindo que os seres humanos trabalhem juntos para construir o impossível. As maiores realizações da Humanidade surgiram falando e as maiores falhas ao não falar. Não precisa de ser assim. As nossas maiores esperanças podem tornar-se realidade no futuro. Com a tecnologia à nossa disposição, as possibilidades são ilimitadas. Tudo o que precisamos fazer é garantir que continuemos a dialogar ."