Uma fotografia que mostra uma mulher a dormir, na rua, frente a um outdoor com o slogan dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - "Um mundo novo" - tornou-se viral por mostrar a realidade que o governo brasileiro tem tentado esconder antes do início das Olimpíadas. 

De acordo com o BuzzFeed Brasil, a imagem já foi partilhada mais de 18 mil vezes e os utilizadores das redes sociais afirmam que a mesma mostra que o governo não conseguirá esconder os problemas da cidade por mais que tente. No entanto, houve quem acusasse Felipe Barcellos de fabricar a imagem, por causa da saturação da mesma. 

Para acabar com os rumores, o diretor e fotógrafo publicou um vídeo da imagem para provar a legitimidade da imagem e explicou que "deu trabalho esperar o momento certo da luz para iluminar o assunto".

"Não, não é "fake" ou "montagem": é a vida como ela é e fingimos não ver. Aliás, a foto foi postada direto do celular, (Moto X Style) do local onde foi feita. E, não, ela não está flutuando, mas com os pés para fora de um degrau e a composição privilegiou esse detalhe. Essa é a magia da fotografia de rua, contar histórias apenas com uma imagem. Aliás, qualquer pessoa inteligente vê o vídeo (ou imagens que antecederam a foto final, como essa postada) e nota ser uma simples foto de celular (aliás, consultar o EXIF seria ainda mais rápido). Mas alguns preferem ser "peritos de Facebook" a refletir sobre o que importa: a falta de legado social de ‪#‎Rio2016‬", pode ler-se na legenda do vídeo.

Em entrevista ao site, o fotógrafo explicou que viu a mulher quando estava no autocarro para sair da Barra da Tijuca e decidiu ir ter com ela para a fotografar.

"Vi a mulher quando ela se estava a deitar mesmo à entrada do túnel pintado com o slogan do Rio2016. Decidi tirar uma fotografia e falar com ela", afirmou Barcellos, acrescentando que a senhora não quis falar: "ela só queria dormir".