Um icebergue gigante está a flutuar junto à pequena aldeia de Innaarsuit, na costa oeste da Gronelândia. Se o bloco de gelo, que tem cerca de 100 metros de altura, se partir pode inundar a zona como se fosse um tsunami.

Imagens surpreendentes publicadas nas redes sociais mostram o icebergue a começar a desfazer-se e várias ondas a ameaçarem as casas.

Receamos que o icebergue se desmorone e que provoque inundações na aldeia", afirmou Lina Davidsen, porta-voz da polícia local, citada pelo The Guardian. 

Por precaução, quem vive junto à costa foi retirado para outros sítios mais altos em relação ao nível do mar.

Ainda assim, a polícia mantém estacionado um helicóptero de salvamento junto à vila, que tem 170 habitantes, caso seja necessário retirar mais pessoas com rapidez.

A vereadora Susanne Eliassen reconheceu que é comum haver icebergues junto a esta pequena comunidade. O que já não é habitual, de acordo com a responsável, é haver icebergues tão grandes como este. 

Este é o maior icebergue que já vimos. E as rachas e as fendas que apresenta geram receio de que se possa partir a qualquer momento", vincou.  

No ano passado, quatro pessoas morreram na Gronelândia depois de as ondas provocadas por um icebergue terem galgado a costa.