O aeroporto de São José foi encerrado na quinta-feira e várias localidades foram evacuadas na Costa Rica, devido às cinzas do vulcão Turrialba que atingiram a capital, informaram as autoridades.

No aeroporto internacional da capital, a cerca de 80 quilómetros do local da erupção vulcânica, os voos foram suspensos por falta de visibilidade, precisou a administração aeroportuária.

Várias escolas enviaram os alunos para casa e o Centro Nacional de Emergência ordenou a evacuação de vilas num raio de dois quilómetros ao redor do vulcão.

Segundo o Observatório de Vulcanologia e de Sismologia, da Universidade Nacional, uma erupção ocorrida na quinta-feira projetou uma nuvem de fumo a mais de um quilómetro de altura, espalhando cinzas por várias cidades.

Nas ruas de São José as pessoas têm de proteger os olhos.

No domingo já tinham acontecido duas erupções menores do Turrialba, seguidas de um aumento da atividade, na quarta-feira.

Em outubro passado as erupções de cinzas e de magma do Turrialba foram os primeiros sinais de atividade do vulcão de 3.340 metros de altitude, depois dos anos 90, quando “acordou” após de um repouso de 130 anos.