Três sismos, de magnitude 6,1, 5,1 e 4,6 na escala de Richter, sacudiram na quinta-feira o noroeste da Nicarágua, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

O primeiro abalo, de 6,1, foi registado a 17 quilómetros a leste do município de Puerto Morazán, enquanto o segundo ocorreu três minutos depois a 24 quilómetros de Somotillo.

Os sismos provocaram danos materiais em pelo menos 11 casas e o colapso de paredes num edifício católico no noroeste do país, revelaram as autoridades.

Segundo as autoridades da Nicarágua, o sismo de magnitude 6,1 foi o responsável por estes danos e já houve entretanto oito réplicas, pelo que apelaram à calma da população.

Sismo sacode Ilhas Salomão, no Pacífico

Também no Pacífico Sul, um sismo de magnitude 5,9 na escala de Richter sacudiu as Ilhas Salomão sem que tenha sido reportada a ocorrência de vítimas ou danos materiais.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica a nível mundial, o abalo teve lugar a 96 quilómetros a nordeste de Honiara, capital do país, e a 52 quilómetros de profundidade.

A povoação mais próxima do epicentro do terramoto é Auki, a cerca de 22 quilómetros a oeste.