O Presidente da República timorense aceitou esta terça-feira a proposta do partido mais votado, o CNRT, que indigitou para o cargo de primeiro-ministro Rui Maria Araújo, informou a presidência em comunicado.

«O Presidente da República aceitou a proposta do partido mais votado nas últimas eleições legislativas, o CNRT, que indigitou para o cargo de primeiro-ministro o Dr. Rui Maria Araújo», refere o comunicado distribuído ao final da tarde, hora local.


«O Presidente da República receberá nos próximos dias o primeiro-ministro indigitado para discutir a constituição do VI Governo Constitucional. O Governo será, de seguida, empossado pelo Presidente da República, previsivelmente, ainda durante esta semana», explica.

No curto comunicado, de três parágrafos, a Presidência da República timorense recorda que se concluiu hoje a audição dos partidos com assento parlamentar sobre a indigitação do novo primeiro-ministro.

Depois de reuniões com a Frente Mudança (FM) e com o Partido Democrático (PD), Taur Matan Ruak recebeu hoje uma delegação da Fretilin e do Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT).